Novembro Azul: por um tratamento de Câncer de Próstata sem preconceitos

COMPARTILHE:

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

A campanha Novembro Azul é produzida todos os anos para conscientizar os homens sobre a importância de cuidarem da saúde. Ao longo de todo o mês de novembro, há diversas ações e palestras para incentivar novos hábitos masculinos e informar sobre a relevância da prevenção.

 

Muitos homens preferem e/ou não gostam de tocar nesse assunto; seja por medo, constrangimento ou falta de informação. Por isso, a campanha Novembro Azul torna-se tão necessária.

 

A próstata é um órgão pequeno, aproximadamente do tamanho de uma ameixa, que fica na parte baixa do abdômen e só o homem possui. Ela contribui para a produção da parte líquida espesso que contém os espermatozoides e o sêmen.

 

O câncer de próstata é muito comum no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Em alguns casos ele pode espalhar-se para outros órgãos levando à morte, por isso, atente-se!

 

A saúde passou a ser um assunto muito discutido no ano de 2020, devido a Pandemia do Covid-19, e com isso a saúde masculina também. É necessário que haja esse incentivo de mudança de comportamento dos homens em relação à saúde, já que o diagnóstico precoce pode salvar vidas. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), para 68.220 novos casos de câncer de próstata, há cerca de 15 mil mortes por ano no Brasil, sendo a maioria homens com mais de 65 anos.  

Quais são os sintomas?
Na maioria dos casos, o câncer de próstata não apresenta sintomas iniciais, apenas na fase mais avançada onde as chances de cura são menores.  De acordo com o Inca, o câncer da próstata tem evolução silenciosa e os sintomas que podem surgir são: dificuldade de urinar, sangue na urina, demora em começar e terminar de urinar, diminuição no jato da urina, e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Como prevenir? Quais são os tratamentos necessários? 
Ainda segundo o Inca, ter um estilo de vida saudável contribui para diminuir os riscos de câncer. Por isso, é fundamental uma alimentação saudável, praticar atividade física, manter o peso adequado, não fumar e evitar bebidas alcoólicas.  

Como sempre falamos aqui, a prevenção é a forma mais eficiente de garantir a cura do câncer, segundo o Instituto de Urologia, homens depois dos 50 anos e com 45 anos (caso haja algum sintoma), devem procurar um médico.  

O Hospital de Amor, reconhece a importância da realização de exames necessários para detectar o câncer de próstata, e desenvolve diversos projetos que visam oferecer excelência e humanização na realização de exames preventivos gratuitos a população. 😉

Lembrando que o aplicativo APCAP DO BEM é uma plataforma de transações destinada ao Hospital de Amor que possibilita doações para ajudar milhares de pacientes e existem diversas formas de contribuir: você também pode participar das promoções “Live de Amor” / “Corrente de Amor” / “Trator do Bem”. Todas elas possuem um elo em comum: ajudar uma boa causa e ainda concorrer a prêmios.

 

Bora fazer o bem?