FEVEREIRO LARANJA

A importância de se tornar um doador
de medula óssea

COMPARTILHE:

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

No mês de Fevereiro a cor Laranja não é apenas uma cor que compõe o carnaval. O laranja tem um significado especial, de alertar e esclarecer sobre uma doença bem presente na população: a Leucemia.

A Campanha FEVEREIRO LARANJA, foi criada em 2005 para levantar a importância da doação de medula óssea, além da importância do diagnóstico precoce da doença. A leucemia é uma doença na qual as células sanguíneas sofrem uma mutação genética e passam a funcionar de forma desregulada. Em uma estatística do Instituto Nacional do Câncer (INCA), é apresentado que a leucemia é o 9º câncer mais comum entre o sexo masculino 👨🦰, e o 11º no feminino 👩‍🦰.

Quais os sinais e sintomas que a leucemia apresenta? 🤒

A doença se apresenta de forma silenciosa, e é importante ficar atento a alguns sintomas, como forma de busca pelo diagnóstico precoce da doença:

  • Febre ou calafrios
  • Fadiga e Fraqueza
  • Infecções frequentes ou graves
  • Perda de peso sem esforço
  • Sangramento fácil ou hematomas
  • Manchas vermelhas minúsculas na pele
  • Transpiração excessiva (principalmente à noite)
  • Dor nos ossos ou articulações.

Afinal, existe alguma forma de evitar a leucemia? 🩺

Pessoas que desenvolve a doença não apresentam nenhum fator que possa evitado, sendo uma doença que não há como se prever. Porém, sabemos que uma prática de vida saudável como alimentação adequada, prática de exercícios físicos regularmente e demais cuidados que melhoram a qualidade de saúde e vida deixando a pessoa mais forte para enfrentar as adversidades da doença.

COMO POSSO AJUDAR? 🩸

O Hospital de Amor realiza por dia cerca de 70 transfusões de sangue 🌡 e, a maioria dos pacientes que recebem as doações, realizam tratamentos contra a leucemia.

Por esse motivo, o hospital realiza diversas campanhas na tentativa de conscientizar a população a doar, principalmente em épocas em que as doações caem: período de férias, campanhas, quando as temperaturas ficam mais baixas ou quando o país enfrenta um problema de saúde pública, como a pandemia do coronavírus.

Você pode conferir como ser um doador de sangue clicando aqui. 

E para mais informações sobre doações de sangue e medula óssea, você pode entrar em contato pelos canais de atendimento do Hospital de Amor presentes no site do hospital.

UM GESTO DE AMOR, QUE SALVA VIDAS! 🧡