#DICA DO BEM: Saiba formas que ajudam a manter uma boa saúde mental

COMPARTILHE:

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

A saúde mental implica muito mais na ausência de doenças mentais e está relacionada a autoconhecimento, evitar doenças e a criar estratégias de como lidar com as diversas situações da vida. 💆‍♀️

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, uma pessoa mentalmente saudável consegue entender os limites e mudanças da vida, desenvolver suas habilidades de forma produtiva, além de saber lidar com as suas emoções e reconhecer seus próprios limites.

Então segue abaixo, algumas dicas de como ter uma boa saúde mental:

Não se isole, ao enfrentar um desafio ou problema; 🙇‍♂️
Reforce seus laços familiares e de amizade, pois estar ao lado de quem quer você bem ajuda sempre!

Mantenha-se intelectual e fisicamente ativo
 👨‍💻 🧘‍♂️
Praticar atividades mentais e físicas, ajuda na produção de serotonina, substância que aumenta a sensação de prazer. A alternativa costuma ajudar, dependendo da disposição da pessoa, uma vez que nem todo mundo gosta de praticar atividades físicas.

Cuide da sua alimentação 🍲
Quando a alimentação é equilibrada, evita baixa tanta na saúde física, que em grande parte prejudica a saúde mental, e o bom desempenho em atividades.

Cuide da qualidade do sono 💤
Antes de dormir, evitar atividades que possam aumentar o estresse e a ansiedade. Por isso, notebooks e celulares devem ser evitados na cama. Pessoas com dificuldade para dormir também devem evitar cafeína, nicotina e demais substâncias que podem atrapalhar o sono.

Invista no autoconhecimento 🧎
Algo que também ajuda no controle da ansiedade é o autoconhecimento. Conhecer os próprios limites, ajuda quem tem distúrbios. Saber se aceitar e impor seus limites a outros, sem se culpar, por saber exatamente o que vai lhe fazer mal.