Dia do Doador Voluntário de Sangue

COMPARTILHE:

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Dia 25 de novembro, é comemorado O dia do doador voluntário de Sangue, e é uma data que além de homenagear os doadores, também é muito importante para que a população seja conscientizada sobre esse ato que salva milhares de vidas todos os dias

Ser um doador voluntário é dispor do seu tempo, por livre e espontânea vontade, sem esperar algo em troca. É um verdadeiro ato de solidariedade humana, que ajuda a salvar vidas, e que vai além de orientação sexual, raça, cor ou religião. Uma única doação (4,5 ml) pode salvar até 4 vidas, ou seja, se cada um de nós doarmos a cada 3 meses, estaremos ajudando a vida de até 12 pessoas, além, é claro, da gratidão de suas famílias. 

Critérios para a doação:
Separei pra você algumas regras que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), são necessários para poder doar sangue:

  • Ter entre 16 e 69 anos;
  • Ter, no mínimo, 50 quilos;
  • Estar saudável;
  • Estar bem alimentado e descansado;
  • Após o parto, as mulheres devem esperar para doar sangue – entre 90 dias (parto normal) e 180 dias (cesariana);
  • Após uma doação de sangue as mulheres devem esperar 90 dias para voltar a doar, enquanto que os homens devem esperar 60.

Como fazer sua doação de sangue?
A população brasileira doa em média de 3,6 milhões de bolsas de sangue por ano, de acordo com a Pró-Sangue. E por isso, diversas campanhas são realizadas a fim de espelhar a cultura de doação voluntária de sangue no país. Doe você também! Basta ir ao hemonúcleo do HA, na unidade de Barretos (SP) e participar desse ato solidário.

Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira, das 7h às 12h. Sábados e Domingos, das 7h às 11h.  
Caso não consiga ir ao HA, doe para algum hemonúcleo perto de você. Assim, você também estará ajudando.